Pular para o conteúdo principal

Truques para os cabelos




O cabelo é a moldura do rosto
Antes de mais nada, veja qual é o seu tipo de cabelo:- Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.- Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.- Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.- Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Actualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.
TRUQUES NA LAVAGEM
- Use sempre champô e amaciador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.
- Não use champô demais nem o coloque directamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
- Enxagúe bem os cabelos para retirar o excesso de champô e amaciador e use um champô anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguadela com água fria.
- Na lavagem, remova muito bem o champô e o amaciador. Se ficarem resíduos, os fios pesam e o corte não aparece.
- Não ponha amaciador junto à raiz do cabelo.
- Para uma lavagem rápida e seca, passe talco no cabelo e escove por completo.
- Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.
- Após aplicar o champô, enxagúe os cabelos com água fria para fazer a humidade aderir aos fios de cabelo.
- Aguarde ao menos 48 horas depois de tingir os cabelos para usar champô. Dê um tempo para ele absorver a cor.
- Não utilize o vulgar 2 em 1 (champô com amaciador) pois enfraquece o cabelo.
- Após o amaciador, aplique um creme hidratante sem enxaguar, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.
- Antes de o lavar o cabelo desembarace-o com um pente de dentes largos, para que seja mais fácil penteá-lo depois.

TRUQUES PARA PENTEAR OS CABELOS
- Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos, as de diâmetro maior alisam e as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas são boas para cabelos crespos.
- Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois penteie próximo à raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, porque molhado o cabelo é mais frágil.

CABELO FORTE VERSUS CABELO FRACO- Para dar força aos seus cabelos escolha amaciadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular e ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
- As proteínas hidrolisadas também podem ser usadas para as pontas espigadas.
- As pontas espigadas podem ser consequência de agressões físicas e/ou química, mas também pode ser um resultado de escovagem agressiva.
- As pontas espigadas devem ser aparadas a cada 2 ou 3 meses.
- Enquanto não poder cortar as pontas espigadas, experimente aquecer um pouco de azeite e depois, com ajuda das pontas dos dedos, coloque-o sobre as mesmas, nutrindo-as! De seguida, proceda a uma secagem rápida com o secador, de modo a que o azeite seja absorvido pelo cabelo. Tenha cuidado na aplicação do azeite: faça-o em pequenas quantidades e apenas nas pontas, para que não fique com um ar demasiado oleoso.
- Para prevenir o aparecimento de pontas espigadas use diariamente um produto próprio de preferência à base de silicone
- Para dar brilho utilize amaciadores com agentes que formam uma película sobre o cabelo dando também uma aparência mais lisa.
- O crescimento do cabelo está relacionado com três factores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea. Um cabelo saudável poderá crescer normalmente cerca de 1 cm por mês!
- Se verificar que o seu cabelo deixou de crescer ou que tem crescido menos do que é normal recorra a um especialista (terapeuta capilar ou dermatologista).
- Para que o seu cabelo cresça mais rápido active a circulação sanguínea. Massaje o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.
- Para o cabelo crescer com força e vitalidade não se esqueça de beber muita água e da actividade física.
- A cebola é conhecida pelas suas propriedades anti-queda do cabelo (para prevenir a calvície), embora não seja propriamente uma via para fazer com que o cabelo cresça mais rápido. Para usar a cebola, é necessário esmagá-la com um pouco de água e aplicar a mistura no cabelo durante alguns minutos! Se o cabelo for lavado de seguida, quaisquer vestígios do cheiro a cebola serão retirados!
- Especificamente para o crescimento do cabelo pode ser usada a seguinte máscara: misturar no liquidificador algumas folhas de urtiga com um ovo e metade de um abacate médio. Depois de tudo bem misturado, deitar o preparado sobre o cabelo e deixar actuar durante 30 minutos! Para evitar que caia alguma parte do preparado, enrolem a cabeça com papel de prata!
- Evite fumar ou frequentar ambientes de fumo. A nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao cabelo.
- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressequido e, consequentemente, mais frágil, retirando o brilho natural.
- As máscaras são uma óptima ajuda para manter o seu cabelo solto e suave pois alimentam, fortalecem e dão vigor ao cabelo. Devem ser utilizadas uma vez por semana pelo menos. Para melhorar a penetração, envolva a cabeça numa toalha aquecida ou em papel de prata para reter o calor.
- Deixe o seu couro cabeludo respirar e modere na utilização de chapéu, boné ou lenços na cabeça.

TRUQUES PARA O DIA-A-DIA- Para diminuir o volume do seu cabelo, prenda o cabelo húmido com uma touca caseira (meia de nylon). Um óleo à base de silicone, aplicado nas pontas dos cabelos também os deixa menos volumosos.
- Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, humedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os caracóis com os dedos.
- O seu cabelo fica achatado? Para lhe dar mais volume, faça trancinhas de um centímetro apertadas na raiz. Depois penteie com um pente por cima da trança e vai ver o resultado.
- Para conseguir mais volume no seu cabelo enrole bigoudies de borracha e ponha uma toca de banho. Passe água quente na cabeça e depois tire a touca a aplique um spray fixador.
- Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona, uma hormona masculina. Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente – pois aumenta a oleosidade – e evitar pentear ou escovar os fios com força.
- Use um pouco de creme para remover a electricidade estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como encaracolados. Aplique uma quantidade bem pequena numa mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de as fazer, para dar os retoques finais.
- Para retirar electricidade estática utilize amaciadores que contêm amónia quaternária podem reduzir a electricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-os. Também pode evitar electricidade estática humedecendo a sua escova antes de escovar.
- Dê preferência a escovas com revestimento de cerâmica ou com cerdas naturais. As escovas com cerdas naturais, se forem de madeira, supõem algum cuidado na sua utilização, isto porque não devem ser aplicadas no cabelo molhado, já que poderão criar fungos nocivos para o cabelo.
- Use spray para manter o penteado no lugar. Se deseja uma aparência de suavidade, mas precisa controlar o cabelo, coloque o spray na palma das mãos e passe suavemente na superfície do cabelo.
- Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha. Depois seque o cabelo com uma distância de 15 centímetros do cabelo, a uma temperatura mínima ou média.
- Nunca esfregue os cabelos molhados com a toalha. Limpe suavemente, pressionando a toalha, de modo a absorver o excesso de água da lavagem.
- Depois de aplicar hidratante no corpo ou na cara, passe as palmas das mãos, com aquilo que sobrar do mesmo, sobre as pontas dos cabelos (que devem estar secos) que precisem de ser disciplinadas!
- Se tem o cabelo pintado e o seu aspecto actual não é dos melhores experimente diluir a sua dose normal de champô com um pouco de água com gás. Esta mistura irá ajudar a clarificar o cabelo, dando-lhe um ar mais saudável e permitir-lhe-á eliminar progressivamente a cor duvidosa, que o seu cabelo apresenta.
- Manter um cabelo com um ondulado bonito e saudável não é tarefa fácil, e requer algum cuidado e muita dedicação. O fundamental é manter sempre o cabelo bem hidratado. Para tal podem recorrer a máscaras específicas, de hidratação, caseiras ou não, e usar um bom amaciador, sempre que lavar o cabelo.

- Convém não lavar o cabelo mais do que três a quatro vezes por semana Se o fizer mais vezes, use apenas amaciador, e não champô.
- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
- Evite dormir com os cabelos molhados pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.
- A oleosidade do couro cabeludo é um veneno – cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protectora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo.
- Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Ureia, são estimulantes sanguíneos.
- Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade.
- O que mantém os cabelos hidratados são o sebo e o suor produzidos pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, que revestem os fios. Alterações hormonais, processos químicos, sol, má alimentação e outros factores dificultam a hidratação originando um cabelo seco.
- Cabelos oleosos são uma determinação genética, mas alterações hormonais e stress pioram o problema.
- Para cabelos oleosos deve utilizar-se um champô sem SLS (SLS – substância que funciona como detergente, solúvel em água e que ajuda a retirar a gordura. Nos champôs, são essencialmente quatro os tipos possíveis dessas substâncias, cujas designações surgem normalmente em inglês: ammonium lauryl sulfateammonium laureth sulfatesodium lauryl sulfate e sodium laureth sulfate, do mais agressivo ao menos nocivo, respectivamente. O SLS corresponde ao Sodium Lauryl Sulfate, que também pode ser designado por Sodium Dodecyl Sulfate, e está no conjunto dos menos agressivos, embora não seja o mais suave de todos), ou o mais suave possível, de modo a fazer com que o cabelo se torne mais forte.
- Engana-se quem acha que cabelos normais não precisam de cuidados. Os cabelos normais, como todos os outros, também estão expostos diariamente às agressões do sol, vento e poluição, logo precisam de atenção.
- Cabelos quimicamente tratados são quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas espigadas. Acumulam electricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.
- Atenção aos elásticos de cabelo! Podem parti-lo se os usar com muita frequência.
- Os cabelos compridos são mais frágeis e partem-se com mais facilidade. Não se esqueça de colocar sérum nas pontas de 3 em 3 dias.
- No mínimo aguarde 20 dias entre a permanente e a descoloração. Não as faça de seguida para não cansar o cabelo.
- Se o seu cabelo tem alguma característica especial (tinta, caspa, gordura) alternecem cada lavagem com um tratamento específico para cada caso.
- As espumas, sprays ou ampolas não deixam o cabelo solto como os produtos em creme.
- O cabelo extrai a sua força e vitalidade do couro cabeludo. Os complexos capilares vitaminados, soros e tónicos mantêm-no em perfeito estado.
- As suas tranças desfazem-se em pouco tempo? Durarão mais se as fizer com o cabelo húmido. Umas vez feitas aplique gel fixador.


CABELOS E A ALIMENTAÇÃO
- A alimentação é um factor muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos proteicos – como carnes, leite e ovos – e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois ajudam a nutrir o couro cabeludo.

- Vitamine-se por dentro e por fora. Como os cabelos pertencem a uma região mais periférica e menos importante do corpo, o que sobra de nutrientes vai para o cabelo. Por isso tem que ter bons nutrientes “de sobra” para chegarem à “recta final” intactos e em muita quantidade.
- Queda de cabelo e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.
truquesdemuher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verrugas

VERRUGAS O que são verrugas? Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias. Existem quantos tipos de verrugas? Existem vários diferentes tipos de verrugas incluindo: Verrugas vulgares Verrugas plantares Verrugas planas Verrugas genitais Verrugas vulgares: usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas). Verrugas plantares: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico

A febre da plástica teen

Por que adolescentes se submetem à plástica? Meninas de 13 anos já estão na mesa de cirurgia plástica. Até os 15, a febre é a lipoaspiração. Aos 16, elas turbinam os seios. Em nome da beleza, as adolescentes entram na faca sem medo dos riscos e nem se queixam da dor, do inchaço e dos hematomas A resposta costuma ser uma só: "auto-estima baixa". Nenhuma de nossas entrevistadas se arrependeu do que fez. Explicação unânime: sentem-se muito mais seguras e felizes hoje.A declaração emblemática veio da paulistana Evelise Teixeira, 16 anos, que escolheu o peito novo folheando revistas e fixando o olhar no colo de Deborah Secco, inflado por 235 mililitros de silicone. Evelise, já com a réplica do que a atriz ostenta, resume o espírito da época:"É assim - ou você tem beleza, tem peitão ou não é ninguém".Franca, enumera:"Nas novelas, toda garota tem, no cinema idem, no colégio há várias... até a secretária do meu pai está com os seios da moda". O redes

Unha encravada, como cuidar

Unha encravada As unhas encravam quando parte da unha empurra o canto do dedo e geralmente as causas podem ser sapatos muito apertados ou cortes inadequados da unha e com isso o dedo torna-se sensível ao tato, vermelho e inchado. Para cuidar da unha encravada precisa de muito cuidado caso não tenha resultados adequados cuidando em casa procure um podólogo. Como cuidar da unha encravada em casa: Água Morna sabão bactericida 1 pomada antibiótica Coloque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida. Use uma pomada antibiótica. Aplique a pomada antibiótica cinco ou seis vezes ao dia . Para aliviar a dor corte o canto o que será preciso fazer apenas uma vez para facilitar o crescimento da unha sobre a cutícula ao invés de crescer enterrada nela. Use sandálias ou fique descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha, caso tenha que usar sapatos fechados, proteja a unha encravada. Procure ajuda médica: Caso tenha febre