Pular para o conteúdo principal

Santo Temperinho



Além de dar mais sabor, aroma e melhorar a aparência das saladas, algumas especiarias e ervas podem prevenir e aliviar problemas do organismo. Aprimorar a composição de verduras e legumes com substâncias biologicamente ativas, chamadas também de alimentos funcionais, é uma maneira de proteger contra doenças crônicas, incluindo as doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.


De acordo com a Dra. Maria Del Rosario, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), entre os temperos com substâncias benéficas encontram-se o azeite de oliva, o alho e a cebola, que possuem propriedades antiinflamatórias. "Por outro lado, o vinagre e as ervas também são ótimos para diminuir a quantidade de sal utilizada no preparo dos alimentos", completa.


A médica alerta que a dieta dos brasileiros é caracterizada pelo excesso de sal, açúcares, gorduras e sódio, além de ser deficiente em nutrientes essênciais como zinco, selênio, vitaminas antioxidantes E, A e C e vitaminas do complexo B - provocando desequilíbrios na função imune, infecções crônicas, obesidade, ateroesclerose, alergias e câncer. "É importante que a alimentação tenha sua composição otimizada em busca de efeitos protetores", explica.
Publicidade:






Mais sabor e saúde para as saladas:


Azeite de oliva: É rico em vitamina E, gordura monoinsaturada e fitoquímicos. Protege o coração, ajuda a reduzir os níveis de LDL - colesterol (colesterol ruim), e aumenta o HDL - colesterol (colesterol bom). Pode controlar o diabetes, artrite reumatóide, evitar AVC (derrame cerebral) e câncer de cólon e mama. Como o processamento pode diminuir o conteúdo nutritivo, é importante dar preferência ao azeite menos processado, ou extravirgem.


Vinagre: Quase não contém calorias, tornando-se uma alternativa perfeita para os molhos de saladas com baixo teor calórico. Uma porção de três a quatro colheres de chá/dia pode reduzir a reação da glicose no sangue, diminuindo a carga glicêmica dos alimentos. Ele também proporciona maior sensação de saciedade após as refeições, sendo especialmente útil para pessoas com sobrepeso e obesidade.


Alho: Tradicionalmente é utilizado no tratamento de inúmeras doenças. Estudos dão ênfase ao seu potencial antiinflamatório e de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. As propriedades antioxidantes, assim como as antibacterianas e antifúngicas, também são importantes. Para ativar o poder nutricional do alho, depois de cortá-lo e amassá-lo, deixe descansar por 10 minutos antes de cozinhar. Dessa forma, se permite que a alicina e os compostos derivados se tornem ativos.


Cebola: Rica em vitaminas B1, B2, C, e em antioxidantes. O cozimento e a alta temperatura pouco alteram as propriedades curativas. Quanto mais forte o sabor, mais potente o efeito protetor. Apresenta ação antiinflamatória e regulariza a pressão arterial.


Pimentas: Fontes de antioxidantes, especialmente betacaroteno e vitamina C. Também contêm bioflavonóides e capsaicina, substância que faz a pimenta arder, e que, de acordo com estudos recentes, pode atuar como anticoagulante.


Salsa: É rica em betacaroteno, vitaminas C e do complexo B e ácido fólico. Apresenta minerais como cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro. Embora tenha sido utilizada para tratar muitas enfermidades, ela é mais conhecida atualmente pelas propriedades diuréticas e carminativas.


Orégano e manjericão: Possuem propriedades antioxidantes e podem ser utilizados no lugar de temperos industrializados, que são, na maioria, ricos em sódio.


Alguns cuidados
Segundo a Dra. Maria Del Rosario, as quantidades recomendadas pelos médicos devem ser respeitadas, dependendo principalmente das condições de saúde. "Pessoas com doenças digestivas, como gastrite ou úlceras, têm restrição ao consumo de vinagre", ressalta a médica nutróloga. O alho cru também pode causar azia. Já o azeite de oliva extravirgem deve ser consumido com moderação, devido ao alto valor calórico.

guiademulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verrugas

VERRUGAS O que são verrugas? Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias. Existem quantos tipos de verrugas? Existem vários diferentes tipos de verrugas incluindo: Verrugas vulgares Verrugas plantares Verrugas planas Verrugas genitais Verrugas vulgares: usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas). Verrugas plantares: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico...

Restart - A Febre

A banda tem como principais canções "Recomeçar ", "Vou Cantar", "Levo Comigo" e "Amanhecer no Teu Olhar". O Myspace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos apenas em 2009, sendo a  internet o principal meio de divulgações de suas músicas. Além de apresentações em todo o país, a banda participou de uma edição do Casseta & Planeta, Urgente! que foi ao ar na Rede Globo em 10 de agosto de 2010. O primeiro álbum da banda já vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado com disco de ouro. A Banda Restart, foi a quem mais ganhou prêmios no VMB 2010. Porém, quando ganharam o prêmio mais importante, o de Artista do Ano , a banda recebeu muitas vaias, que acabou virando em poucas horas o assunto mais citado no Twitter. Muitos artistas e o público em geral passaram a desvalorizar tal evento após o acontecimento pelo fato de artistas como Otto, Capital Inicial, Skank, Arnaldo Antunes, Mombojó, Marcelo D2 entre outros não terem tido ...

A febre da plástica teen

Por que adolescentes se submetem à plástica? Meninas de 13 anos já estão na mesa de cirurgia plástica. Até os 15, a febre é a lipoaspiração. Aos 16, elas turbinam os seios. Em nome da beleza, as adolescentes entram na faca sem medo dos riscos e nem se queixam da dor, do inchaço e dos hematomas A resposta costuma ser uma só: "auto-estima baixa". Nenhuma de nossas entrevistadas se arrependeu do que fez. Explicação unânime: sentem-se muito mais seguras e felizes hoje.A declaração emblemática veio da paulistana Evelise Teixeira, 16 anos, que escolheu o peito novo folheando revistas e fixando o olhar no colo de Deborah Secco, inflado por 235 mililitros de silicone. Evelise, já com a réplica do que a atriz ostenta, resume o espírito da época:"É assim - ou você tem beleza, tem peitão ou não é ninguém".Franca, enumera:"Nas novelas, toda garota tem, no cinema idem, no colégio há várias... até a secretária do meu pai está com os seios da moda". O redes...