Pular para o conteúdo principal

Sardas

Sardas

O que são?
As sardas são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara (fototipo I e II) e ruivas. São causadas pela exposição continuada da pele ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão.

Manifestações clínicas
As sardas se localizam principalmente nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como a face, ombros e colo. São manchas arredondadas ou geométricas de cor castanho ou marrom.

Tratamento
Evitando-se a exposição solar, as sardas tendem a clarear gradualmente. No entanto, o tratamento acelera o seu clareamento.
O tratamento inclui o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e no uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos. Peelings superficiais podem acelerar o processo. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.

Verão, praia, sol e... manchas e sardas

Elas podem voltar mesmo depois do tratamento. Especialistas tiram dúvidas sobre o tema


1. Quais são as principais diferenças entre manchas e sardas?
A sarda é um tipo de mancha. Ela é causada principalmente por uma tendência genética que se manifesta ao longo da vida – mas pode aumentar nas ocasiões em que a pessoa se expõe inadequadamente ao sol. As manchas podem ser superficiais ou profundas – as superficiais atingem apenas a primeira camada da pele (epiderme), já as mais profundas chegam até a última camada (derme). Para cada caso existe um tipo de tratamento.
2. Como e por que manchas e sardas surgem? 
As manchas vermelhas podem aparecer em qualquer momento, pois se trata de uma alteração vascular – neste caso, os vasinhos dilatados extremamente finos ficam mais visíveis. Já as manchas escuras surgem principalmente por conta da exposição solar. Com relação às sardas, elas geralmente são resultado de herança genética. Antes de realizar um tratamento é importante consultar um dermatologista para que o diagnóstico correto seja feito.
3. Quais são as diferenças entre manchas vermelhas e manchas escuras?
As manchas escuras são chamadas de “melasma” e aparecem por causa da exposição da pele ao sol. Normalmente elas surgem em regiões pontuais, como: rosto, decote, costas e braços. Já manchas as vermelhas, denominadas poiquilodermia, são causadas por uma alteração vascular e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
4. O uso de remédios pode gerar manchas?
Sim. Há três fatores principais que podem favorecer o aparecimento de manchas na pele: o sol, a gravidez e o consumo de alguns medicamentos, como hormônios e antibióticos.
5. Quais produtos podem manchar a pele exposta ao sol?
A pele sensibilizada por algumas substâncias tende a manchar facilmente se exposta ao sol. Água oxigenada e limão são os produtos mais conhecidos pelos estragos causados, mas tome cuidado também com óleos, desodorantes e derivados de figo-da-índia.

6. Quais os melhores tratamentos para eliminar manchas?
Depende do tipo de mancha. Para as manchas escuras (melasma), por exemplo, são recomendados cremes clareadores e peelings – trata-se de um tipo de mancha mais difícil de ser eliminada completamente. No caso de sardas, o tratamento com laser de luz pulsada é a indicação certeira – primeiro a mancha escurece e, depois, clareia bastante. O mesmo laser também é recomendado para o tratamento de manchas vermelhas, além disso, cauterização funciona nesses casos. Obviamente o sol deve ser evitado durante todos os tratamentos.
7. Como as manchas que surgem nas mãos devem ser tratadas e evitadas?
Melanose solar é o nome que se dá àquelas manchinhas que aparecem no dorso das mãos. Trata-se de uma mancha mais superficial que pode ser tratada de diversas formas, como laser, ácidos ou peeling. Para evitá-las, vale seguir a mesma regra do rosto: protetor solar sempre, todos os dias.
8. As sardas podem voltar após um tratamento bem-sucedido?
As sardas resultam de uma tendência genética da pessoa, normalmente aqueles que são bem clarinhos e ruivos estão mais sujeitos ao aparecimento delas. Mas com o tratamento certo é possível clareá-las até completamente. Porém, por conta dos fatores hereditários, elas podem voltar sim, principalmente após a exposição solar.
9. E com relação às manchas, elas podem voltar também?
Sim. As manchas escuras são mais difíceis de clarear e mais fáceis de voltar, isso porque elas estão na camada mais profunda da pele, local em que os tratamentos normalmente não conseguem penetrar. Pode notar: às vezes, só o mormaço do carro pode fazer uma manchinha saltar aos olhos.
10. Quando uma mancha indica alerta de câncer de pele?
Preste atenção aos sinais: manchas que aumentam de tamanho, coçam ou doem podem indicar algo mais significativo que o incômodo estético. Contudo, geralmente as pintas apresentam mais perigo que as manchas, elas devem ser examinadas anualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Verrugas

VERRUGAS O que são verrugas? Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias. Existem quantos tipos de verrugas? Existem vários diferentes tipos de verrugas incluindo: Verrugas vulgares Verrugas plantares Verrugas planas Verrugas genitais Verrugas vulgares: usualmente crescem em volta das unhas, nos dedos e no dorso das mãos. Elas são mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes (por exemplo onde as unhas são aparadas/roídas ou as cutículas retiradas). Verrugas plantares: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico

Restart - A Febre

A banda tem como principais canções "Recomeçar ", "Vou Cantar", "Levo Comigo" e "Amanhecer no Teu Olhar". O Myspace oficial da banda conseguiu mais de 2 milhões de acessos apenas em 2009, sendo a  internet o principal meio de divulgações de suas músicas. Além de apresentações em todo o país, a banda participou de uma edição do Casseta & Planeta, Urgente! que foi ao ar na Rede Globo em 10 de agosto de 2010. O primeiro álbum da banda já vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado com disco de ouro. A Banda Restart, foi a quem mais ganhou prêmios no VMB 2010. Porém, quando ganharam o prêmio mais importante, o de Artista do Ano , a banda recebeu muitas vaias, que acabou virando em poucas horas o assunto mais citado no Twitter. Muitos artistas e o público em geral passaram a desvalorizar tal evento após o acontecimento pelo fato de artistas como Otto, Capital Inicial, Skank, Arnaldo Antunes, Mombojó, Marcelo D2 entre outros não terem tido

Restaurador de Pontas!

Fluido Restaurador de pontas. Assunto de hoje: Cabelos! Vou falar de um produtinho que comprei e simplesmente amei:  Fluido Restaurador de Pontas da Linha Advance Tecniques Avon . O Produto realmente cumpre o que promete, desembaraça, dá brilho aos fios, diminui o frizz e tem um cheirinho maravilhoso! Veja a descrição abaixo: • Instantaneamente, ajuda a reparar as pontas duplas e selar as cutículas antes da finalização.   • Ajuda a controlar o frizz, deixando os cabelos macios, sedosos e brilhantes.  • Proporciona maior controle dos cabelos.  • Suaviza as pontas duplas e nutre os cabelos instantaneamente.  • Uso diário, cabelos normais.  • Fórmula leve com Silicone e Pantenol (Pró-Vitamina B5).  Modo de Usar: Coloque algumas gotas do produto na palma da mão e aplique da metade dos fios até as pontas, nos cabelos úmidos. Não enxágue. Para melhores resultados, utilize os demais produtos da linha Resultados Diários. O preço normal dele é R$16,00, consegui compra-lo na úl